quarta-feira, 5 de maio de 2010

Compressa de Calêndula - Receita Natural


Lesões são algo muito comum de acontecer e, junto com elas, as inflamações. Para ajudar a resolver isso, a calêndula (Calendula officinalis) parece ser uma boa alternativa. Também na lista dos medicamentos fitoterápicos regulamentados pela ANVISA, esta compressa pode ser usada por adultos e crianças e, além das lesões e inflamações, também é útil em casos de contusões e queimaduras.


Calendula
Você vai precisar de:
•1-2 g (uma a duas colheres de chá) de flores da calêndula
•150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:
O processo de preparo é o de infusão. Ferva a água e, desligue o fogo. Só então acrescente as flores de calêndula e tampe por alguns minutos.

Posologia
Aplicar em forma de compressa na parte lesionada de três a quatro vezes ao dia.



ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Calêndula – Propriedades Medicinais - Receita Natural



Pertencente à mesma família das margaridas - Asteraceae Compositae -, a calêndula (Calendula officinalis) é originária da Europa meridional e se relaciona intimamente com o sol. Curiosamente, essa flor abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. Aliás, seu nome é derivado de uma palavra latina – Calendae - que significa “primeiro dia de cada mês”, de onde se derivou também a palavra calendário (que, sabe-se, é baseado no ciclo solar). No Brasil, a calêndula adaptou-se facilmente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Hoje, ela é cultivada tanto para fins ornamentais como para a fabricação de medicamentos e cosméticos. A flor, de coloração amarelo-alaranjada, caracteriza-se pelo inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas. Planta anual, a calêndula pode atingir até 50 cm de altura e apresenta caules ramificados em duas hastes. As folhas inferiores são espatuladas e as caulinares são lanceoladas e alternadas. Atualmente, as flores cultivadas sem agrotóxicos ou aditivos químicos são comercializadas para consumo em saladas ou acompanhando outros pratos. (Fonte: Wikipedia)

Calendula
Nomes Populares:
•bem me quer,
•mal me quer,
•bem me quer de todos os meses,
•calêndula das boticas,
•maravilha,
•maravilha dos pudins,
•malmequer,
•malmequer amarelo,
•malmequer do campo,
•mal me quer dos jardins,
•malmequeres,
•margarida dourada,
•verrucária,
Propriedades:
•É adstringente,
◦analgésica,
◦antialérgica,
◦antiespasmódica,
◦antiinflamatória,
◦anti-séptica,
◦antiviral,
◦bactericida,
◦calmante,
◦cicatrizante,
◦emoliente,
◦sudorífica,
◦tonificante da pele,
•Trata a acne
◦alergia,
◦assaduras,
•Indicada para avermelhamento de pele,
◦queimaduras suaves de sol,
◦dermatite,
◦feridas
◦foliculite,
◦frieiras,
◦fungo,
◦psoríase,
•Clareia manchas,
•Alivia a cólica menstrual,
◦congestão do baixo ventre.



ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Calêndula protege a pele contra o sol e o envelhecimento


Calêndula para a pele

Testes realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP, revelaram que o extrato da calêndula (Calendula officinalis), planta originária da região mediterrânea entre Europa, África e Ásia, é eficaz para proteger a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.

Experiências realizadas com animais mostraram que as formulações contendo o extrato de calêndula reduzem o estresse oxidativo causado pelos raios solares, promovendo efeito fotoprotetor e retardando o envelhecimento da pele.

Proteção contra radiação solar

A calêndula foi adaptada às condições climáticas do Brasil e, segundo a farmacêutica Yris Maria Fonseca, é usada popularmente como agente anti-inflamatório tópico contra queimaduras, especialmente as provocadas pelo Sol.

"O estudo verificou se o extrato de calêndula também seria eficaz contra os danos causados pela radiação solar, comprovando cientificamente um de seus usos populares", conta Yris, que é uma das responsáveis pelo estudo.

Os experimentos foram realizados com camundongos de laboratório geneticamente modificados, sem pelo, que tiveram lesões induzidas por luz ultravioleta. "Verificou-se o estresse oxidativo, alterações na morfologia do tecido e das células e a presença de inflamação da pele", aponta Yris. "As análises mostram que o extrato de calêndula, administrado por via oral ou tópica, foi eficaz para prevenir o estresse oxidativo causado pela radiação solar."

Na pesquisa, foi possível inibir totalmente o estresse oxidativo, deixando a pele dos ratos semelhante à de animais que não receberam radiação."O extrato também estimulou a síntese de colágeno, o que pode evitar o aparecimento de sinais característicos de pele envelhecida, como rugas e perda de elasticidade", acrescenta a farmacêutica.

Extrato de calêndula

De acordo com Yris, o extrato de calêndula apresenta uma grande quantidade de flavonoides e polifenóis, substâncias com reconhecido potencial antioxidante. "Acredita-se que a redução do estresse oxidativo aconteça não por causa de um composto isolado, mas devido ao efeito sinérgico entre as substâncias presentes no extrato de calêndula", explica.

No estudo, a calêndula foi testada em três formulações diferentes, sendo que uma formulação do tipo gel apresentou melhor desempenho para fotoquimioproteção. "Para que o produto seja disponibilizado comercialmente, serão necessários novos testes, relacionados à segurança e toxicidade, entre outros aspectos", observa a farmacêutica.

Calêndula contra o câncer

O extrato também passou por testes de citotoxicidade, realizados em duas linhagens de células tumorais e uma de células normais. "O maior efeito tóxico foi registrado nas linhagens tumorais, preservando a normal, o que demonstra o potencial para o tratamento de câncer", aponta Yris. "Entretanto, este é um resultado preliminar, que precisará ser confirmado em estudos específicos".

A pesquisa sobre os efeitos da calêndula em lesões agudas provocadas pela radiação solar faz parte da tese de doutorado de Yris, realizada no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos da FCFRP.

O trabalho teve a orientação da professora Maria José Vieira Fonseca, da FCFRP. Em sua pesquisa de pós-doutoramento, a farmacêutica irá investigar o efeito fotoquimioprotetor da calêndula sob a radiação exposta cronicamente, em longo prazo.

fonte: Diário da Saúde


ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

CAMELLIA SINENSIS - Para a turma do chá verde



ARTIGO DE ALINE SANTOS

ALGUMAS DICAS:

1. Na hora de preparar o chá verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água – fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água.

2. Preparar o chá verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto.

3. Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjôo ou azia.

4. Você está tomando algum medicamento? Não o beba o chá sem consultar seu médico.


PROPRIEDADES MEDICINAIS: adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarréica, antilítica, antioxidante, antitumoral, brocodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, estimulante nervoso, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.

SINÔNIMOS BOTÂNICOS: CAMELLIA TEA LINK, THEA SINENSIS L.

NOMES POPULARES: CHÁ , CHÁ DA ÍNDIA, CHÁ VERDE, BANCHÁ, TEA ( CHÁ INGLES).


CONSTITUINTES QUÍMICOS: FLÚOR, CATECINAS, ALCALÓIDES, ÓLEO ESSENCIAL, BIOFLAVONÓIDES, TEOGALINA, ÁCIDO ASCACÓRBICO, ÁCIDO GÁLICO, ÁCIDO QUINICO, BETACAROTENO, TIAMINA (VITAMINA B1), RIBOFLAVINA (B2), VITAMINA C, VITAMINA B6, ÁCIDO FÓLICOTHEANINA, METIXANTINAS, CAFEÍNA, CARBOIDRATOS, TANINO, MINERAIS.

INDICAÇÕES: controlar a diarréia,diminuir o risco de cárie, dor de dente, eliminar gorduras,
emagrecimento, estomatites, ajudar na digestão, ajudar a dilatar os brônquios, melhorar a repiração dos asmáticos, inibe as enzimas associadas ao desenvolvimento de tumores de intestino, esôfago, pulmão e pele, proteger a parede do intestino, abaixar o índice do colesterol, fortalecer o coração, ajudar em tratamentos de gripes e resfriados, prevenir derrames e a formação de pedras nos rins e na vesícula, normalizar a função da tireóide, regenerar a pele, rins.

PARTE UTILIZADA: FOLHAS


CONTRA INDICAÇÕES/CUIDADOS: GRÁVIDAS, CRIANÇAS, PESSOAS COM ESTÔMAGO SENSÍVEL, COM SISTEMA CARDIOVASCULAR DEBILITADO, DOENÇAS RENAIS E HIPERTIREOIDISMO.

PODE HAVER HIPERACIDEZ, REDUÇÃO DO APETITE, PRISÃO DE VENTRE OU DIARRÉIA E IRRITAÇÃO DO APARELHO DIGESTIVO




ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Dieta do chá-verde


Perca 5 quilos em 15 dias com a dieta do chá-verde

Cardápio da dieta do chá-verde

Combinar o chá de Camellia sinensis a uma dieta equilibrada e de baixa caloria (esta tem 1300) é do que você precisa para emagrecer 5 quilos em 15 dias!

Jejum
1 xícara (200 ml) de chá-verde (de preferência puro e morno, todos os dias)

Para montar o cardápio para 15 dias, combine as opções de refeição da maneira que você preferir.


Opção 1

Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite de soja com 6 morangos, 1 col. (sopa) de granola light e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 1 torrada integral com 1 col. (chá) de requeijão light

Lanche da manhã
1 pera + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca

Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de escarola e pepino com 1 col. (sobremesa) de castanha de caju + 1 pedaço de frango (sem pele) grelhado com alecrim e tomate seco + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1/2 concha de feijão + 3 col. (sopa) de abóbora refogada + 1 fatia de abacaxi

Lanche da tarde
3 damascos secos + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca

Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de brócolis e couve-flor + 1 filé pequeno grelhado acebolado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de cenoura refogada + 1/2 banana assada com canela e cacau em pó

Ceia
1 iogurte light de fruta + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca


Opção 2

Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite desnatado com café + 1 fatia de pão integral light com 1 col. (chá) de margarina light e 2 fatias de peito de peru light + 1/2 papaia com 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada

Lanche da manhã
1 barra de cereais light + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira

Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de alface com 4 ovos de codorna e 1 col. (sobremesa) de ervilha fresca + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção média de cação ao forno + 2 col. (sopa) de abobrinha e shimeji grelhados + 2 figos (ou 1 fruta da sua preferência)

Lanche da tarde
1 banana amassada com 1 col. (sobremesa) de aveia e 1 fio de mel + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira

Jantar
1 prato (fundo) de sopa de abóbora com agrião + 1 sanduíche com pão ciabatta (sem miolo) recheado com queijo cottage, sardinha escabeche, alface e tomate + 1 laranja-lima

Ceia
2 cookies integrais pequenos + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira

Opção 3

Café da manhã
1 pote de iogurte light de fruta com 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 1 fatia de pão integral light com 2 col. (sobremesa) de queijo cottage + 1 fatia média de melão

Lanche da manhã
1 maçã + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi

Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de almeirão e palmito polvilhada com 1 col. (sobremesa) de queijo parmesão + 2 panquecas de frango com molho ao sugo + 4 col. (sopa) de espinafre refogado com milho verde + 1 fatia média de melancia

Lanche da tarde
5 castanhas-do-pará + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi

Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de rúcula e erva-doce + 1 batata assada e recheada com atum e cogumelo + 3 col. (sopa) de vagem refogada + 2 fatias de manga

Ceia
1 fatia média de papaia com semente de linhaça triturada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi

Opção 4

Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 1 col. (sobremesa) de cacau em pó + 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 2 biscoitos integrais + 1 maçã média

Lanche da manhã
4 biscoitos de polvilho + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja

Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de alface com 2 col. (sopa) de grão-de-bico + 2 pegadores de espaguete ao alho e óleo + 3 col. (sopa) de brócolis refogados com azeite e alho + 2 pedaços pequenos de quibe assado + 5 uvas verdes (tipo itália)

Lanche da tarde
1 saquinho pequeno de soja tostada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja

Jantar
1 prato (fundo) de sopa de legumes + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de frango xadrez + 3 col. (sopa) de chuchu e tomate ensopados + 1 rodela de abacaxi

Ceia
1 copo (200 ml) de suco à base de soja + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja


Opção 5

Café da manhã
1 taça de salada de frutas (mamão, maçã e morango) com 2 col. (sopa) de iogurte natural desnatado, 1 col. (sopa) de aveia e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 3 torradas integrais com 1 col. (sopa) de cream cheese light

Lanche da manhã
1 Polenguinho com Fibras + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce

Almoço
1 prato (sobremesa) de repolho roxo e cubos de maçã + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4 fatias finas de lombo magro assado + 2 col. (sopa) de farofa com couve-manteiga + 1 fatia de abacaxi com hortelã e capim-cidreira picadinhos

Lanche da tarde
3 biscoitos integrais com 1 col. (sopa) de geleia light de morango + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce

Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de escarola com tomate-cereja e azeitona preta picada + 1 fatia média de quiche de ricota com espinafre, mussarela light e orégano + 1 mexerica

Ceia
1 fatia pequena de melão + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce


Opção 6

Café da manhã
1 pote de iogurte natural desnatado com 1 fatia pequena de mamão picado e 1 col. (sopa) de farelo de trigo + 1 tapioca com 2 col. (sopa) de geleia diet de frutas vermelhas + 1 copo (200 ml) de suco de uva (sem açúcar)

Lanche da manhã
2 cookies de soja light + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de manga

Almoço
3 col. (sopa) de soja ao vinagrete + 2 rodelas de ricota grelhada e temperada com molho de ervas finas + 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 3 col. (sopa) de seleta de legumes refogada com azeite + 1 taça de mosaico de gelatina diet

Lanche da tarde
1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de extrato de soja sabor baunilha (ou chocolate) + 1 xíc. (chá) de chá-verde com casca de manga

Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de alface com cenoura e rabanete em rodelas finas + 1 pastel assado de frango desfiado com requeijão + 2 ameixas vermelhas

Ceia
1 rodela de abacaxi com hortelã picada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de manga

Opção 7

Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite de soja com 2 col. (sopa) de flocos de milho sem açúcar e 1 banana picada + 2 torradas com 2 col. (chá) de patê de tofu com gergelim (ou cream cheese) + 1 copo (200 ml) de melancia batida com gengibre

Lanche da manhã
1 fatia fina de bolo simples + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã

Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cogumelo e rabanete + 1 espeto de carne magra grelhada + 2 canelones de ricota ao molho sugo + 1 espeto de morango com chocolate meio amargo

Lanche da tarde
1 pacote médio de pipoca sem manteiga + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã

Jantar
1 prato (fundo) de creme de mandioquinha + 1 cachorro-quente com 1 salsicha de frango, tomate picado, 1 col. (chá) de mostarda e 1 col. (chá) de ketchup + 1 taça de musse light de limão

Ceia
1 copo (200 ml) de iogurte batido com banana e ameixa + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã


O jeito certo de fazer
É muito fácil preparar o chá-verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

Gostinho bom
Para deixar o chá-verde mais gostoso, coloque nossas dicas em prática:

1. Na hora de preparar o chá-verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água - fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água.

2. Preparar o chá-verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto.

3. Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjoo ou azia.

4. Você está tomando algum medicamento? Não beba o chá sem consultar seu médico.


Outros poderes da erva


Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá-verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

Outra pesquisa, dessa vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí. Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá-verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.



Saiba mais sobre a dieta do chá-verde
Ele desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura. O chá mais falado do momento tem ainda outros poderes a favor da saúde e contra o excesso de peso. Descubra, então, como colocá-lo no seu dia-a-dia. Melhor: combine-o com um cardápio leve para detonar as gordurinhas muito mais facilmente!

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá-verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas. É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer.

E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá-verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá.

A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá-verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras.

Fonte: Revista Boa Forma


ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

CHÁ VERDE (CAMELLIA SINENSES)


O chá é proveniente das folhas da Camellia sinensis.

Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis
Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá.

É bem provável que essa história nem seja verdadeira, mas dá um ar romântico à origem de uma bebida conhecida mundialmente. Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia. Na verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.

No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. A cultura teve êxito e desenvolveu-se rapidamente. O chá experimentou nestes dois países - China e Japão - uma evolução extraordinária, abrangendo não só meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.

Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular. Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos, depois na Austrália e Canadá. Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.

Como foi dito acima, o chá é proveniente das folhas da Camellia sinensis. Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aqueles que nós chamamos de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são, para sermos mais corretos, tisanas ou infusões.

A partir das folhas da Camellia sinensis é possível obter diferentes tipos de chá e, dependendo do tipo de tratamento a que são sujeitas, dividi-los nas seguintes categorias:

Verde - As folhas vão para a secagem após a colheita. Seu sabor é um tanto amargo. As folhas são apenas passadas pelo calor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação. O chá Gyokuro (gotas de orvalho), do Japão, é considerado um dos melhores - suas folhas são cobertas com tela antes da colheita e, assim, preservam a clorofila e perdem tanino, ficando adocicadas.

Preto - As folhas sofrem um processo de fermentação que confere ao líquido um tom avermelhado escuro e um sabor intenso. As folhas são colocadas em tanques fechados até fermentarem. Depois elas são aquecidas e desidratadas.

Oolong - Sofre um processo de fermentação muito curto. Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. O sabor é suave. Este chá é o menos comum no mundo ocidental.

Aromatizados - Qualquer chá, independentemente do tratamento pelo qual tenha passado, pode receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu.

As mil e uma virtudes do chá verde

As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.

Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.

E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.

E para quem pretende saborear esta bebida que já esta sendo considerada medicinal, vale lembrar: até a simplicidade do chá não dispensa alguns pequenos cuidados especiais. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras Para o chá verde, especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura e, de preferência, nada de acrescentar açúcar. Preparar a bebida é simples: faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente.



ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Chá verde protege os olhos contra o glaucoma e outras doenças


Cientistas confirmaram que as substâncias saudáveis encontradas no chá verde - famoso por suas propriedades antioxidantes e de combate a diversas doenças - podem penetrar nos tecidos do olho.

O novo estudo, o primeiro a documentar como o cristalino, a retina e outros tecidos oculares absorvem essas substâncias, levanta a possibilidade de que o chá verde possa proteger contra o glaucoma e outras doenças oculares.

Catequinas

Chi Pui Pang e seus colegas da Universidade de Hong Kong destacam que as chamadas catequinas do chá verde estão entre um grupo de antioxidantes que se acredita serem capazes de proteger os olhos.

Catequinas são polifenóis, normalmente chamadas de "flavonoides do chá" devido à sua potente ação antioxidante.

No mesmo grupo de antioxidantes com indícios de proteger os olhos estão a vitamina C, a vitamina E, a luteína e a zeaxantina.

Chá verde para os olhos

Até agora, porém, ninguém sabia se as catequinas do chá verde realmente passavam incólumes pelo estômago e pelo trato gastrointestinal para circularem pelo organismo até atingir os tecidos do olho.

Pang e seus colegas eliminaram essa incerteza em experimentos com ratos de laboratório que ingeriam chá verde.

A análise dos tecidos oculares dos animais mostrou, acima de qualquer dúvida, que as estruturas do olho absorveram grandes quantidades de catequinas individuais.

A retina, por exemplo, absorveu os mais altos níveis de galocatequina, enquanto o humor aquoso tendeu a absorver a epigalocatequina.

Proteção contra o estresse oxidativo

Os efeitos das catequinas do chá verde na redução do estresse oxidativo prejudicial nos olhos duraram até 20 horas.

"Nossos resultados indicam que consumo de chá verde pode beneficiar o olho contra o estresse oxidativo", conclui, taxativo, o estudo.

fonte: Diário da Saúde

ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Cebola é alternativa natural aos conservantes artificiais


Antioxidantes e antimicrobiana


O estudo mostra que os flavonoides da cebola, além de apresentarem efeitos benéficos para a saúde, aumentam a vida útil dos alimentos, podendo ser uma alernativa de conservante natural para substituir os conservantes
Alguns compostos da cebola possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas, tornando possível o uso de derivados do bulbo para a conservação de alimentos.

Esta possibilidade acaba de ser demonstrada por uma equipe de cientistas das universidades Politécnica da Catalunha e de Barcelona, ambas na Espanha, em um estudo publicado no International Journal of Food Science and Technology.

Benefícios da cebola

O estudo mostra que os flavonoides da cebola, além de apresentarem efeitos benéficos para a saúde, aumentam a vida útil dos alimentos, o que os torna uma alternativa natural para os aditivos artificiais atualmente utilizados pela indústria alimentícia.

Flavonoides são compostos fenólicos - contendo o grupo fenol - que são sintetizados pelas plantas.

"As propriedades antioxidantes e antimicrobianas dos flavonoides da cebola crua os tornam excelentes candidatos para conservarem alimentos," dizem os pesquisadores.

Maionese com cebola

Os resultados confirmaram que, especialmente a variedade amarela, é "uma boa fonte desse tipo de substância, e há uma correlação positiva entre a presença dos flavonoides e sua capacidade antioxidante." diz o artigo.

"A cebola pode ser eficaz no retardamento da oxidação lipídica em emulsões de óleo e água - um sistema modelo de alimentos como as margarinas e as maioneses - e também inibe o crescimento de microorganismos que alteram os alimentos."

Os experimentos comprovaram que os compostos presentes na cebola evitam o desenvolvimento das bactérias Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Micrococcus luteus e Listeria monocytogenes - todos microorganismos tipicamente associados com a deterioração dos alimentos.

Benefícios dos flavonoides

Pesquisas anteriores indicaram que os flavonoides têm efeitos benéficos para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cardioprotetoras, vasodilatadoras e anticarcinogênicas.

Isto tem tornado esses compostos um alvo preferencial de pesquisas voltadas para a prevenção de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares, e de alguns tipos de câncer.

Cebolas

Os flavonoides da cebola são mais estáveis do que alguns de seus outros componentes, como os compostos de enxofre. Pesquisas indicam que esses compostos sulfúricos são bons para a saúde.

São eles os responsáveis pelo sabor característico, pelo aroma e pelo efeito lacrimogênico da cebola. Essas substâncias são muito voláteis e instáveis, sendo liberadas quando a cebola é cortada.

A cebola é um dos vegetais mais cultivados e mais consumidos no mundo todo. Dados indicam uma produção de 66 milhões de toneladas de cebola em 2008.

Tratamento de depressão com chás

A depressão é uma doença silenciosa que vai minando as forças até derrubar e sempre ataca quem tem pensamentos negativos da vida ou se abate com situações complicadas que temos de enfrentar todos os dias.
O melhor remédio para a depressão é jogar tudo pro alto e viver a vida hoje, deixando o amanhã para ver o que vai fazer, ou seja, viver a vida pensando sempre em momentos alegres, não se apegando a problemas seus ou mesmo de outras pessoas.
Umas receitas de chás para combater o stress e a depressão:
• Chá de alecrim do campo
• Cha´de folha de carne
• Chá de catuaba
• Chá de velame
• Chá de malva de relógio
• Chá de marcela
• Chá de chanana
• Chá de flôr de catingueira

Antes de tomar, sempre consulte alguém que entende de plantas para ver se não vai prejudicar sua saúde.

Dicas para quem tem bronquite

As crianças são quem mais sofrem com a bronquite, principalmente no inverno. Como já passei por isso, aprendi algumas coisas que são básicas, mas muitos importantes para o tratamento da bronquite, que pode virar asma e até agravar a crise com pneumonia.

• Caso tenha em casa uma criança com bronquite, a primeira caisa a fazer é tirar todos os tapetes e deixar só na lajota ou assoalho.
• Cortinas – substituir por persianas (nada de tecidos)
• Acabar com todos os bichinhos ou ursinho de pelúcia – eles soltam muito pó e é um veneno para crianças com bronquite.
• Gatos e cachorros – nem pensar em ter dentro de casa.
• Fumantes: A fumaça do cigarro é irritante e deve ser se possível eliminada ou não fumar próximo e nem dentro do quarto.

Essência ou óleo de menta ou hortelã: quando o tempo estiver muito seco, ferva a água e em uma panela pingue de 3 a 5 gotas, despeje a água fervendo e deixe a noite dentro ou na entrada do quarto que isso vai umedecer o ar e aliviar a respiração.
Só com estas medidas você já vai estar ajudando muito na recuperação do seu filho e dentro de pouco tempo irá sentir a diferença.
Quanto a cura é bom ter acompanhamento médico sempre e procurar fazer remédios caseiros que um ou outro acaba dando certo e cura.

Receita de remédio caseiro: Procure a Pastoral da Criança de sua cidade que eles tem um remédio para bronquite que é muito bom e também uma receita caseira que vai mamão maduro, açúcar cristal e vários tipos de ervas, sei que usa um mamão grande e para colocar dentro: folhas de hortelã, eucalipto, guaco, folha de laranjeira e mais algumas.

Para fazer: Corta uma tampa do mamão e sem tirar nada de dentro, coloca as folhas e o que der de açúcar cristal. Fecha a tampa do mamão e prende bem com palitos ou barbante. Em uma forma leva ao forno e deixa por umas 2 horas ou até ver que ele ficou assado.
Retira do forno e coa tudo com um pano fino. Guarda em um vidro bem fechado. Dá para tomar 1 colher do caldo 3 vezes por dia. Este xarope serve até para adultos que tem bronquite tomar.


ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com