quarta-feira, 5 de maio de 2010

CAMELLIA SINENSIS - Para a turma do chá verde



ARTIGO DE ALINE SANTOS

ALGUMAS DICAS:

1. Na hora de preparar o chá verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água – fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água.

2. Preparar o chá verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto.

3. Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjôo ou azia.

4. Você está tomando algum medicamento? Não o beba o chá sem consultar seu médico.


PROPRIEDADES MEDICINAIS: adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarréica, antilítica, antioxidante, antitumoral, brocodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, estimulante nervoso, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.

SINÔNIMOS BOTÂNICOS: CAMELLIA TEA LINK, THEA SINENSIS L.

NOMES POPULARES: CHÁ , CHÁ DA ÍNDIA, CHÁ VERDE, BANCHÁ, TEA ( CHÁ INGLES).


CONSTITUINTES QUÍMICOS: FLÚOR, CATECINAS, ALCALÓIDES, ÓLEO ESSENCIAL, BIOFLAVONÓIDES, TEOGALINA, ÁCIDO ASCACÓRBICO, ÁCIDO GÁLICO, ÁCIDO QUINICO, BETACAROTENO, TIAMINA (VITAMINA B1), RIBOFLAVINA (B2), VITAMINA C, VITAMINA B6, ÁCIDO FÓLICOTHEANINA, METIXANTINAS, CAFEÍNA, CARBOIDRATOS, TANINO, MINERAIS.

INDICAÇÕES: controlar a diarréia,diminuir o risco de cárie, dor de dente, eliminar gorduras,
emagrecimento, estomatites, ajudar na digestão, ajudar a dilatar os brônquios, melhorar a repiração dos asmáticos, inibe as enzimas associadas ao desenvolvimento de tumores de intestino, esôfago, pulmão e pele, proteger a parede do intestino, abaixar o índice do colesterol, fortalecer o coração, ajudar em tratamentos de gripes e resfriados, prevenir derrames e a formação de pedras nos rins e na vesícula, normalizar a função da tireóide, regenerar a pele, rins.

PARTE UTILIZADA: FOLHAS


CONTRA INDICAÇÕES/CUIDADOS: GRÁVIDAS, CRIANÇAS, PESSOAS COM ESTÔMAGO SENSÍVEL, COM SISTEMA CARDIOVASCULAR DEBILITADO, DOENÇAS RENAIS E HIPERTIREOIDISMO.

PODE HAVER HIPERACIDEZ, REDUÇÃO DO APETITE, PRISÃO DE VENTRE OU DIARRÉIA E IRRITAÇÃO DO APARELHO DIGESTIVO




ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário