quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cebola é alternativa natural aos conservantes artificiais


Antioxidantes e antimicrobiana


O estudo mostra que os flavonoides da cebola, além de apresentarem efeitos benéficos para a saúde, aumentam a vida útil dos alimentos, podendo ser uma alernativa de conservante natural para substituir os conservantes
Alguns compostos da cebola possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas, tornando possível o uso de derivados do bulbo para a conservação de alimentos.

Esta possibilidade acaba de ser demonstrada por uma equipe de cientistas das universidades Politécnica da Catalunha e de Barcelona, ambas na Espanha, em um estudo publicado no International Journal of Food Science and Technology.

Benefícios da cebola

O estudo mostra que os flavonoides da cebola, além de apresentarem efeitos benéficos para a saúde, aumentam a vida útil dos alimentos, o que os torna uma alternativa natural para os aditivos artificiais atualmente utilizados pela indústria alimentícia.

Flavonoides são compostos fenólicos - contendo o grupo fenol - que são sintetizados pelas plantas.

"As propriedades antioxidantes e antimicrobianas dos flavonoides da cebola crua os tornam excelentes candidatos para conservarem alimentos," dizem os pesquisadores.

Maionese com cebola

Os resultados confirmaram que, especialmente a variedade amarela, é "uma boa fonte desse tipo de substância, e há uma correlação positiva entre a presença dos flavonoides e sua capacidade antioxidante." diz o artigo.

"A cebola pode ser eficaz no retardamento da oxidação lipídica em emulsões de óleo e água - um sistema modelo de alimentos como as margarinas e as maioneses - e também inibe o crescimento de microorganismos que alteram os alimentos."

Os experimentos comprovaram que os compostos presentes na cebola evitam o desenvolvimento das bactérias Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Micrococcus luteus e Listeria monocytogenes - todos microorganismos tipicamente associados com a deterioração dos alimentos.

Benefícios dos flavonoides

Pesquisas anteriores indicaram que os flavonoides têm efeitos benéficos para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cardioprotetoras, vasodilatadoras e anticarcinogênicas.

Isto tem tornado esses compostos um alvo preferencial de pesquisas voltadas para a prevenção de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares, e de alguns tipos de câncer.

Cebolas

Os flavonoides da cebola são mais estáveis do que alguns de seus outros componentes, como os compostos de enxofre. Pesquisas indicam que esses compostos sulfúricos são bons para a saúde.

São eles os responsáveis pelo sabor característico, pelo aroma e pelo efeito lacrimogênico da cebola. Essas substâncias são muito voláteis e instáveis, sendo liberadas quando a cebola é cortada.

A cebola é um dos vegetais mais cultivados e mais consumidos no mundo todo. Dados indicam uma produção de 66 milhões de toneladas de cebola em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário