quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Medicina chinesa prega horários certos para cuidar de cada órgão humano
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1166993-7823-MEDICINA+CHINESA+PREGA+HORARIOS+CERTOS+PARA+CUIDAR+DE+CADA+ORGAO+HUMANO,00.html
Chás e terapias com ervas medicinais resistem ao tempo
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1133288-7823-CHAS+E+TERAPIAS+COM+ERVAS+MEDICINAIS+RESISTEM+AO+TEMPO,00.html
Temperos podem ajudar a conquistar boa saúde
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1141331-7823-TEMPEROS+PODEM+AJUDAR+A+CONQUISTAR+BOA+SAUDE,00.html
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Os chás e os seus benefícios para a saúde!
Embora muita gente não goste, a verdade é que o chá é talvez uma das bebidas mais conhecidas deste mundo.
O chá uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes de chá, ou camellia sinensis.
O chá uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes de chá, ou camellia sinensis.
Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.
A palavra “chá” é também usada popularmente para referenciar qualquer infusão de fruto ou erva como a camomila ou a cidreira, mesmo não contendo folhas de chá.
Com base nesta busca de ervas aromáticas e quais os seus atributos, coloquei de forma sumária para que determinado chá faz bem, tendo em conta as suas propriedades benéficas para a saúde humana.
Chá de :
Alecrim – Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo, facilita a digestão.
Alfazema - Indicado para insónias, excitação nervosa, alivia nevralias (dores de cabeça), tosse, asma, bronquite.
Arnica – Analgésica e anti-inflamatória em casos de traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares e ainda como antisséptica em afecções bucais e furúnculos.
Ban-chá – Depurativo cuja ação acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.
Boldo – Tónico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bilis eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.
Camomila – Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insónia e nervosismo.
Carqueja – Acção benéfica sobre o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.
Catuaba – Tónico do sistema nervoso amenizando o nervosismo, insónia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites.
Cofrey – Acção terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório como amigdalite, laringite, faringite e cicatrizante de fissuras, feridas e abcessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.
Erva Cidreira – Insónia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.
Erva Doce – Alivia cólicas menstruais, de recém-nascidos e abdominais, também auxilia a má digestão.
Eucalípto – Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.
Hortelã – Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga e oxiurus). Alivia asma e bronquite.
Jasmim – Tónico, indicado contra sonolência e combate acessos de asma. Excelente diurético.
Maçã – Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite.
Malva – Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Antisséptico de vias digestivas e urinárias.
Maracujá – Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insónia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.
Melissa – Sedativa em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjoos e espasmos. Alivia dores de cabeça.
Menta – Indicado para má digestão, gases e cólicas.
Poejo – Anti-inflamatório, acção espectorante no processos respiratórios como tosses catarrais, antiespamódico e ainda depurativo.
Sálvia – Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação antisséptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micótica e feridas.
Stévia – Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.
O chá da flôr de sabogueiro serve para combater as bronquites, as queimaduras, o ruematismo, as hemorróidas ou mesmo as infecções dos olhos ou da pele.
O poejo é utilizado no caso de gripe ou de tosse.
Para combater as indigestões, as cólicas ou as insônias pode-se tomar um chá de erva cidreira ao qual se deve juntar uma casca de limão.
A doce lima (lucia lima) utiliza-se para a cura das dores de estômago.
O chá da erva de S. Roberto pode ser utilizado no combate das inflamações intestinais e ginecológicas, hemorroidas e diabetes.
As malvas são utilizadas no caso de bronquites, tosse ou inflamações.
A pimpinela serve para aliviar as diarreias ou hemorroidas ou tratar as irregularidades da menstruação.
As folhas de oliveira também podem ser utilizadas na preparação de chás para o tratamento de diabetes ou doenças ligadas ao coração.
O chá feito com barbas de milho serve para combater as dores de rins ou da bexiga, o reumatismo ou a hipertensão arterial.
A flôr da carqueja serve para tratar os diabetes ou as constipações.
O hipericão trata as necessidades aperitivas e digestivas (estômago).
O chá da salva do mato é utilizado para os problemas estomacais como as indigestões ou as dificuldades em ingerir, serve também como fortificante.
O fel da terra serve para tratar as diarréias ou para fazer baixar a febre.
A erva da prata é utilizada na preparação de chás no caso das dores abdominais.
O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite.
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com
domingo, 27 de setembro de 2009
Aprenda a usar as propriedades das ervas para fazer chá
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM999569-7823-APRENDA+A+USAR+AS+PROPRIEDADES+DAS+ERVAS+PARA+FAZER+CHA,00.html
Os efeitos terapêuticos de ervas e raízes
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM997264-7823-OS+EFEITOS+TERAPEUTICOS+DE+ERVAS+E+RAIZES,00.html
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
ALFAZEMA - (Lavandula officinalis)
Lavandula officinalis L.
A erva do sistema nervoso
USO MEDICINAL
A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração , é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.
USO ENERGÉTICO:
A alfazema é perfeita para quem vive perseguindo seus ideais e não consegue concretizá-los. A pessoa tem um sentimento constante de fracasso e julga que nada que faz dá certo. É a erva dos deprimidos e tristes, que não se acreditam, e por isso mesmo deixam que qualquer impecilho frustre seus ideais. Pode ser usada também para ajudar pessoas imaturas, infantis, e que sempre estão vendo a vida por seu próprio prisma.
OUTROS USOS:
- A Alfazema deve ser usada em adolescentes, que se acham feios e têm complexo de inferioridade.
- Na forma de banhos, facilita o parto, pois fortalece e dá auto confiança.
- O maior uso conhecido da Alfazema é na cosmética e perfumaria. Os chás feitos com Alfazema acalmam as peles sensíveis e delicadas, além de agirem como ótimos limpantes para pele com acne
- A Alfazema é muito conhecida como Erva do Amor. Seus banhos são conhecidos por atraírem o amor para a vida da pessoa que os usa.
- Os saches com galhinhos de alfazema seca, além de perfumarem a roupa, eliminam traças e insetos de dentro do armário.
Podem ser feitos de duas formas:
1- secar vários ramos de alfazema
Misturar em 1 lt. de álcool, 10 g de óleo essencial de alfazema ( lavanda) e 5 gotinhas de fixador para perfumes.
Colocar os galhinhos secos de alfazema em 1 vidro de boca larga e cobri-los com o álcool com essência.
Aguardar 24 h , peneirar, guardando o álcool perfumado para fazer mais saches, colocar a planta em um saquinho plástico e num saquinho de pano, inserindo-os nos armários e gavetas.
2- Você pode fazer o mesmo processo com raspas de madeira, que são conseguidas numa carpintaria, caso não tenha a alfazema em quantidades suficientes.
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com
USO MEDICINAL
A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração , é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.
USO ENERGÉTICO:
A alfazema é perfeita para quem vive perseguindo seus ideais e não consegue concretizá-los. A pessoa tem um sentimento constante de fracasso e julga que nada que faz dá certo. É a erva dos deprimidos e tristes, que não se acreditam, e por isso mesmo deixam que qualquer impecilho frustre seus ideais. Pode ser usada também para ajudar pessoas imaturas, infantis, e que sempre estão vendo a vida por seu próprio prisma.
OUTROS USOS:
- A Alfazema deve ser usada em adolescentes, que se acham feios e têm complexo de inferioridade.
- Na forma de banhos, facilita o parto, pois fortalece e dá auto confiança.
- O maior uso conhecido da Alfazema é na cosmética e perfumaria. Os chás feitos com Alfazema acalmam as peles sensíveis e delicadas, além de agirem como ótimos limpantes para pele com acne
- A Alfazema é muito conhecida como Erva do Amor. Seus banhos são conhecidos por atraírem o amor para a vida da pessoa que os usa.
- Os saches com galhinhos de alfazema seca, além de perfumarem a roupa, eliminam traças e insetos de dentro do armário.
Podem ser feitos de duas formas:
1- secar vários ramos de alfazema
Misturar em 1 lt. de álcool, 10 g de óleo essencial de alfazema ( lavanda) e 5 gotinhas de fixador para perfumes.
Colocar os galhinhos secos de alfazema em 1 vidro de boca larga e cobri-los com o álcool com essência.
Aguardar 24 h , peneirar, guardando o álcool perfumado para fazer mais saches, colocar a planta em um saquinho plástico e num saquinho de pano, inserindo-os nos armários e gavetas.
2- Você pode fazer o mesmo processo com raspas de madeira, que são conseguidas numa carpintaria, caso não tenha a alfazema em quantidades suficientes.
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com
Banhos de Ervas
Depois de um dia de trabalho nada como um banho. Se não se cuidar bem, o cansaço, e a poluição, podem ter sérias conseqüências.
Reserve-se o direito de relaxar e de cuidar de si. Os banhos relaxantes e revigorantes são grandes auxiliares nos cuidados de sua saúde ,da sua beleza e principalmente da sua espiritualidade.
Os banhos de ervas são um grande aliado, e devem ter uma duração de pelo menos uma hora, para que se obtenham ao máximo seus efeitos benéficos e terapêuticos.
As ervas são encontradas em farmácias ou em casas de produtos naturais tenha sempre o cuidado de adquirir ervas com o prazo de validade bem legível.
Faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho.
CAMOMILA – Os resultados desse banho notam-se imediatamente, pois ele dá uma profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa na sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, eles ficarão claros e brilhantes.
HORTELÃ – Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.
ORÉGANO – Mais conhecido como tempero, também é ótimo para banhos. Indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.
ALFAZEMA – O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois perfuma suavemente além de hidratar o corpo, acrescente, na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce , este banho purifica , acalma , afasta as energias negativas e combate a depressão.
SÁLVIA – Erva de efeito antiinflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.
FLORES DE LARANJEIRA – Um banho com estas flores dão uma sensação de frescura e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
MELISSA – Também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.
MAIS...
Arnica - afasta a negativismo
Alho (casca) - proteção espiritual e orgânica
Alecrim - desbloqueia a mente e reforça as energias
Alpista - prosperidade,
Arruda - proteção afasta os maus fluidos e defende das bruxarias
Água-de-arroz - tranqüilizante
Água-marinha (planta) - limpeza física e espiritual
Bolbo do cebolinho - alivia o cansaço e restaura as energias
Comigo-ninguém-pode – defesa (erva venenosa deve ser utilizada com cuidado)
Canela - limpeza, força, prosperidade e desenvolve as energias
Cravo da Índia - estimulante
Crisântemo branco - calmante
Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão)
Contas de Rosário - favorece e estimula a concentração
Cenoura (rama) - combate à fraqueza
Dente-de-Leão - combate à tristeza e tem um poder antitóxico
Erva doce - boas energias e fluidos
Espada de São Jorge - proteção e defesa no mau-olhado
Folha de Pinheiro - limpeza geral
Folhas de Pêssego - dissolve as densidades acumuladas
Folhas de Limão - corta as energias negativas
Folhas de Manga - prosperidade e riqueza
Folhas de Louro -prosperidade prosperidade
Fumo - proteção
Flor de sabugueiro - calmante
Girassol (sementes) - acelera e proporciona as mudanças
Guaraná - aumenta as energias e revitaliza o corpo e a mente
Macela - calmante (bom para insônia)
Manjericão - favorece o equilíbrio e é um renovador das células do organismo
Rosas brancas - limpeza
Rosas vermelhas - energia
Sementes de tangerina - para as dores na coluna
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
Nos últimos dias, o pânico tem imperado entre os brasileiros em decorrência da crescente epidemia de dengue. E não está sendo fácil conter o seu avanço.
Só no Estado do Rio de Janeiro, já foram notificados mais de 90 mil casos de contaminação pelo vírus e mais de 170 mortes pela doença.
A campanha do combate ao mosquito transmissor da dengue vem atuando com freqüência, enquanto a medicina convencional se empenha em combater os sintomas e promover a cura.
Mas seria ótimo se houvesse uma maneira de nos prevenir em definitivo e, mais ainda, nos tornarmos imunes ao vírus. Sonho?
Não mesmo. A Homeopatia e a Fitoterapia vêm surgindo como novas aliadas não só no combate à doença, mas na sua prevenção.
Para falar sobre o assunto, conversamos com *Eliete Fagundes, professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Na entrevista, a especialista, além de explicar melhor o assunto, ensina a como se prevenir e tratar a dengue através da natureza.
1) Quais a principais vantagens de tratar a dengue com medicamentos homeopáticos?
A pessoa torna-se imune à doença na fase aguda e também quem já teve não a cronifica - o que possibilitaria a reincidência, que é cada vez mais grave. O custo do remédio homeopático para dengue é muito baixo, sendo, portanto, acessível a toda a população.
2) A ciência já comprova a eficácia no tratamento para a dengue através da Homeopatia? E da Fitoterapia?
O Brasil é um país pioneiro neste campo. As pesquisas são muito incipientes em ambas as áreas. No caso da homeopatia, a prática comprova, tanto que Cuba exportou este modelo de tratamento, com muito sucesso no país.
3) O tratamento homeopático contra a dengue é apenas preventivo, ou pode ser utilizado para combater os sintomas e promover a cura da doença? Há contra-indicações?
Além de preventiva, ela já ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias remove os sintomas. O remédio não pode ser tomado indefinidamente. A melhora quase que total se dará em uns 3 a 5 dias, mas deve continuar sendo tomado por mais uns 10 dias para depois suspender.
4) É possível que a pessoa se torne imune ao vírus, se utilizando de medicamentos homeopáticos, sem ao menos ter sido picada?
Sim, a homeopatia é preventiva. Se o organismo estiver fortalecido como um todo, não contrairá outros tipos de doenças também.
5) E no caso da Fitoterapia? Ela pode também ser preventiva ou apenas serve para agir contra o vírus?
A fitoterapia também age preventivamente, mas a ação é mais limitada do que a da homeopatia.
6) O tratamento com Homeopatia ou com as plantas medicinais pode ser feito em quadros mais avançados da dengue?
Sim, ambas são eficazes na fase aguda.
7) Pode se afastar a presença do mosquito Aedes aegipty com o uso de medicamentos fitoterápicos?
Sim, a Citronella, a Arruda, seja plantadas em vasos ou usadas como incenso, podem espantar o mosquito da dengue.
8) Para se obter os medicamentos, a pessoa deve apresentar prescrição médica pelo homeopata, ou já existem algumas indicações já pré-estabelecidas de medicamentos nas farmácias homeopáticas que podem ser utilizados com segurança para tratar os sintomas e a doença?
Não são todas as farmácias homeopáticas que têm conhecimento dos remédios, mas fizemos uma distribuição em massa de jornais nos principais estabelecimentos do Rio de Janeiro com a orientação de tratamento.
Não há necessidade de prescrição médica, basta ter o conhecimento dos remédios certos e saber como usá-los.
9) A Homeopatia já entrou na linha de frente do combate à dengue nos postos?
Ainda não, mas se a homeopatia fosse adotada nos postos de saúde, o custo seria para o governo de no máximo uns R$ 0,01 por pessoa.
10) É possível que a pessoa, ao se julgar curada da doença, continue com o vírus? Como verificar isso? Nesse caso, a medicina convencional é eficaz?
Os exames da medicina convencional devem ser mantidos se houver alguma suspeita, mas se a pessoa seguir as indicações acima não haverá chance nenhuma de continuar com o vírus.
11) Que medidas você sugere no combate à epidemia de dengue que vem assustando o Brasil?
As medidas sanitárias convencionais devem continuar sendo adotadas, mas se a população for tratada preventivamente para não contrair a dengue com as homeopatias citadas acima, os resultados serão mais eficazes e duradouros, além de redução de custos para o governo brasileiro.
12) Poderia dar algumas dicas de tratamentos homeopáticos para a dengue?
1 - PREVENTIVO PARA DENGUE COMUM E A HEMORRÁGICA:
. Eupatorium Perfoliatum CH 5, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 3 dias.
. Phosphorus CH5, Sulphur CH5 e Tuberculinum CH12, em frascos diferentes, alternados, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 15 dias.
2 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:
Eupatorium Perfoliatum CH 30, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.
3 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM DENGUE HEMORRÁGICA:
Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30 alternados, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.
13) E na Fitoterapia? O que usar?
PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:
1 - Usar as seguintes ervas: Cavalinha, Erva-tostão, Melissa, Guaco, Erva Cidreira e Picão. Pegar 2 centímetros de cada uma delas e preparar em 2 litros de água, assim que ferver, desligar o fogo e colocar as plantas tampando o recipiente por 15 minutos. Tomar várias vezes durante o dia por 6 dias consecutivos.
2 - ALTERNAR O CHÁ 1 COM: folha de Melão-de-são-Caetano junto com folha de Mamão. A forma de preparo e a posologia é a mesma citada acima.
Por Ana Elisa Arnold colaboradora
* Eliete M. M. Fagundes é professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa e, juntamente com José Alberto Moreno, criou um método inédito na homeopatia mundial ao selecionar modelos vivos de plantas, animais e humanos, representando personalidades homeopáticas. Mais informações no site: http://www.homeopatias.com/
Nos últimos dias, o pânico tem imperado entre os brasileiros em decorrência da crescente epidemia de dengue. E não está sendo fácil conter o seu avanço.
Só no Estado do Rio de Janeiro, já foram notificados mais de 90 mil casos de contaminação pelo vírus e mais de 170 mortes pela doença.
A campanha do combate ao mosquito transmissor da dengue vem atuando com freqüência, enquanto a medicina convencional se empenha em combater os sintomas e promover a cura.
Mas seria ótimo se houvesse uma maneira de nos prevenir em definitivo e, mais ainda, nos tornarmos imunes ao vírus. Sonho?
Não mesmo. A Homeopatia e a Fitoterapia vêm surgindo como novas aliadas não só no combate à doença, mas na sua prevenção.
Para falar sobre o assunto, conversamos com *Eliete Fagundes, professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Na entrevista, a especialista, além de explicar melhor o assunto, ensina a como se prevenir e tratar a dengue através da natureza.
1) Quais a principais vantagens de tratar a dengue com medicamentos homeopáticos?
A pessoa torna-se imune à doença na fase aguda e também quem já teve não a cronifica - o que possibilitaria a reincidência, que é cada vez mais grave. O custo do remédio homeopático para dengue é muito baixo, sendo, portanto, acessível a toda a população.
2) A ciência já comprova a eficácia no tratamento para a dengue através da Homeopatia? E da Fitoterapia?
O Brasil é um país pioneiro neste campo. As pesquisas são muito incipientes em ambas as áreas. No caso da homeopatia, a prática comprova, tanto que Cuba exportou este modelo de tratamento, com muito sucesso no país.
3) O tratamento homeopático contra a dengue é apenas preventivo, ou pode ser utilizado para combater os sintomas e promover a cura da doença? Há contra-indicações?
Além de preventiva, ela já ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias remove os sintomas. O remédio não pode ser tomado indefinidamente. A melhora quase que total se dará em uns 3 a 5 dias, mas deve continuar sendo tomado por mais uns 10 dias para depois suspender.
4) É possível que a pessoa se torne imune ao vírus, se utilizando de medicamentos homeopáticos, sem ao menos ter sido picada?
Sim, a homeopatia é preventiva. Se o organismo estiver fortalecido como um todo, não contrairá outros tipos de doenças também.
5) E no caso da Fitoterapia? Ela pode também ser preventiva ou apenas serve para agir contra o vírus?
A fitoterapia também age preventivamente, mas a ação é mais limitada do que a da homeopatia.
6) O tratamento com Homeopatia ou com as plantas medicinais pode ser feito em quadros mais avançados da dengue?
Sim, ambas são eficazes na fase aguda.
7) Pode se afastar a presença do mosquito Aedes aegipty com o uso de medicamentos fitoterápicos?
Sim, a Citronella, a Arruda, seja plantadas em vasos ou usadas como incenso, podem espantar o mosquito da dengue.
8) Para se obter os medicamentos, a pessoa deve apresentar prescrição médica pelo homeopata, ou já existem algumas indicações já pré-estabelecidas de medicamentos nas farmácias homeopáticas que podem ser utilizados com segurança para tratar os sintomas e a doença?
Não são todas as farmácias homeopáticas que têm conhecimento dos remédios, mas fizemos uma distribuição em massa de jornais nos principais estabelecimentos do Rio de Janeiro com a orientação de tratamento.
Não há necessidade de prescrição médica, basta ter o conhecimento dos remédios certos e saber como usá-los.
9) A Homeopatia já entrou na linha de frente do combate à dengue nos postos?
Ainda não, mas se a homeopatia fosse adotada nos postos de saúde, o custo seria para o governo de no máximo uns R$ 0,01 por pessoa.
10) É possível que a pessoa, ao se julgar curada da doença, continue com o vírus? Como verificar isso? Nesse caso, a medicina convencional é eficaz?
Os exames da medicina convencional devem ser mantidos se houver alguma suspeita, mas se a pessoa seguir as indicações acima não haverá chance nenhuma de continuar com o vírus.
11) Que medidas você sugere no combate à epidemia de dengue que vem assustando o Brasil?
As medidas sanitárias convencionais devem continuar sendo adotadas, mas se a população for tratada preventivamente para não contrair a dengue com as homeopatias citadas acima, os resultados serão mais eficazes e duradouros, além de redução de custos para o governo brasileiro.
12) Poderia dar algumas dicas de tratamentos homeopáticos para a dengue?
1 - PREVENTIVO PARA DENGUE COMUM E A HEMORRÁGICA:
. Eupatorium Perfoliatum CH 5, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 3 dias.
. Phosphorus CH5, Sulphur CH5 e Tuberculinum CH12, em frascos diferentes, alternados, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 15 dias.
2 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:
Eupatorium Perfoliatum CH 30, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.
3 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM DENGUE HEMORRÁGICA:
Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30 alternados, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.
13) E na Fitoterapia? O que usar?
PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:
1 - Usar as seguintes ervas: Cavalinha, Erva-tostão, Melissa, Guaco, Erva Cidreira e Picão. Pegar 2 centímetros de cada uma delas e preparar em 2 litros de água, assim que ferver, desligar o fogo e colocar as plantas tampando o recipiente por 15 minutos. Tomar várias vezes durante o dia por 6 dias consecutivos.
2 - ALTERNAR O CHÁ 1 COM: folha de Melão-de-são-Caetano junto com folha de Mamão. A forma de preparo e a posologia é a mesma citada acima.
Por Ana Elisa Arnold colaboradora
* Eliete M. M. Fagundes é professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa e, juntamente com José Alberto Moreno, criou um método inédito na homeopatia mundial ao selecionar modelos vivos de plantas, animais e humanos, representando personalidades homeopáticas. Mais informações no site: http://www.homeopatias.com/
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Alimentação Natural Leites de Sementes
Na alimentação crua e viva tudo tem início pela germinação das sementes e grãos, agentes biogênicos (que geram vida), por sua elevada concentração energética e nutricional. Ao colocarmos uma semente para germinar (água = umidade + escurinho = à noite), ela entende que chegou a hora de brotar e expandir para se transformar em uma nova planta.
Neste exato momento, antinutricionais como o glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc; são transformadas em substâncias pró-ativas (enzimas, vitaminas, sais minerais) da germinação, para provocar um rápido brotar, enraizar e crescer.
Quem já colocou uma semente germinada para brotar, não cansa de se extasiar diante das mudanças a olhos vistos, a cada hora que passa diante do canteiro.
Sementes oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, castanha do Pará, nozes, etc.), e grãos de cereais (trigo, cevadinha, aveia, etc.) são alimentos especiais, porque neles predominam macronutrientes como as proteínas e gorduras vegetais, e micronutrientes como o selênio e o cobre, matérias-primas excelentes para o cérebro.
E, o interessante é que os leites preparados a partir de seus germinados, apresentam uma digestão leve e alcalinizante (ao contrário da digestão das proteínas de origem animal, que é lenta e acidificante), além da propriedade de facilitar a liberação da serotonina, um neuro transmissor benéfico para várias funções cerebrais, entre elas a de facilitar o bom humor e a qualidade do sono.
Portanto, estes leites e vitaminas são ideais para serem tomados nos lanches e à noite, antes de deitar. Logicamente sem exagero.
Mas, para preparar estes leites e vitaminas, precisamos antes germinar a semente escolhida, ou seja, é preciso planejar. Então: mãos à obra!
GERMINANDO SEMENTES E GRÃOS
PREPARO GERAL
Coloque de uma a três colheres (sopa) da semente ou grão escolhido num vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 8 a 12 horas - varia para cada semente. Castanhas são 48 horas.
Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Despeje a água em que ficaram de molho e enxágue bem as sementes sob a torneira.
Depois da fase de molho, vem a fase da aeração. Então, coloque o vidro inclinado (45 graus) e emborcado num escorredor, num lugar sombreado e fresco.
Enxágue pela manhã e à noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.
O tempo de germinação varia de acordo com a semente, temperatura local, etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, quando põem a "cabecinha branca" para fora.
Então estão prontos para serem consumidos. O ponto limite para consumo é até que o gérmen atinja o tamanho da semente. Depois disso ela deverá ser brotada, plantada ou jogada fora.
Trigo, grão-de-bico, amendoim, lentilha e girassol: coloque as sementes de molho em água filtrada por 6-9 horas. Na sequência elas deverão ficar aerando como na operação 6.
Em 3 dias estarão germinadas e prontas para consumo.
Girassol: pode ser com casca ou sem casca. Coloque as sementes de molho em água filtrada por 8 horas. Na sequência elas deverão ficar aerando como na operação 6. Em 2 dias estarão germinadas e prontas para consumo.
Gergelim e linhaça: coloque as sementes de molho em água filtrada por mínimo 4 horas (ideal durante a noite). Use 1 parte de semente para 4-5 partes de água. Estas sementes não precisam aerar.
É opcional dar uma lavada rapidíssima numa peneira sob a torneira.
A mucilagem (uma gosminha) formada pela semente da linhaça deverá ser preservada (não jogar fora, ela é terapêutica).
Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.
Castanha do Pará e Nozes brasileiras (pecã, macadâmia): coloque as sementes de molho em água filtrada por 48 horas, trocando a água 2 vezes/dia.
Assim, estarão prontas para consumo, pois as castanhas não necessitam aeração. Prepare então o leite, pasta ou use em receitas de sucos verdes e desintoxicantes.
Amêndoa e Avelã: coloque as sementes de molho em água filtrada por 48 horas. Troque a água 2 vezes/dia. Estas sementes não necessitam aeração.
Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos verdes e desintoxicantes.
LEITES E IOGURTES DE GERMINADOS
Leite de trigo: pode ser preparado a partir de um trigo germinado de 3 dias (conforme acima) batido no liquidificador com água na proporção de 1 parte de germinado para 1 de água.
Coe numa panela furada e está pronto para o consumo puro ou no preparo de vitaminas com frutas frescas.
Leite de amêndoas: prepare o germinado de amêndoa conforme indicado acima.
Bata no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um leite cremoso.
Em geral a proporção é para cada medida de semente, a mesma medida de água.
Adicione maçã a gosto e acerte a doçura com uma fruta seca de sua preferência. A medida é 1 colher (sopa) de fruta seca/litro de leite.
Leite de gergelim com mamão: ½ xícara (chá) de semente de gergelim germinada conforme indicado acima + 1 xícara (chá) de água mineral.
Bata tudo no liquidificador e coe na panela furada. Volte para o liquidificador, acrescente 1 xícara de mamão picado e sirva imediatamente, pois esta semente tende a desenvolver um fundo de sabor amargo.
Leite de gergelim com maçã: 1 xícara (chá) de leite de gergelim + 1 maçã descascada e picada + canela em pó a gosto + folhas secas de estévia (opcional).
Leite de coco: nada mais simples do que bater no liquidificador a água do coco com sua própria polpa. Não acrescente mais nada e delicie-se! Você pode ainda acrescentar fermento BioRich e preparar um delicioso iogurte natural de coco.
Imitação de chocolate: ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas + ½ xícara (chá) de tâmaras + 1 coco verde (polpa + água) + 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó. Passe no liquidificador. Sirva gelado.
Vitamina cremosa: 1 xícara (chá) da sua fruta favorita + 1 xícara (chá) de leite de trigo + 1 beterraba (crua) pequena + 2 colheres (sopa) de girassol germinado. Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva imediatamente.
Mingau de Aveia: 1 colher (sopa) de aveia demolhada na véspera + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 colher (sopa) de uva passa + 1 colher (chá) de casca ralada de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada.
Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche.
A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.
Iogurte de nozes: coloque 1 xícara de nozes (ou da semente desejada) de molho em água para germinar conforme indicações acima.
Passe no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um creme grosso. Passe na peneira para coar a parte líquida e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino para que o ar possa penetrar.
Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar como um gosto ácido.
Este iogurte pode ser feito com gergelim, girassol, com qualquer tipo de nozes ou combinações. Pode-se variar o gosto acrescentando mel, suco de limão, sal marinho, essência natural de baunilha ou outros sabores naturais.
Atenção: quanto mais tempo o iogurte demorar num lugar morno, mais ácido irá ficar.
Sugestões de combinações para deliciosos iogurtes: Castanha e gergelim / Castanha, amêndoa e gergelim / Castanha e girassol / Gergelim e amêndoa / Girassol e amêndoa / Pecã e amêndoa / Gergelim e avelã.
****************************************************
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com
sábado, 4 de julho de 2009
HISTÓRICO
O homem da antiguidade tinha um apurado sentido do olfato, primordial para a sua sobrevivência e a das suas hordas ou tribos.
Muito antes de ter a capacidade de pensar, o nosso cérebro já desenvolvera o assim chamado sistema límbico, onde também se situa o sentido do olfato.
Além das formas e cores, o cheiro das plantas, das frutas, das amoras, dos cogumelos, da água potável e das carnes frescas, era um marco de reconhecimento na procura pelo alimento. Também na escolha de um parceiro sexual, na hora correta, era definida pelo cheiro.
Em algum momento do tempo, o homem lançou galhos, grama seca e plantas em sua fogueira, percebeu os odores que o envolviam, e sentiu seus efeitos: sonolência, vigilância, lassidão e alegria; na maior parte das vezes, alimentou-se de plantas e frutos e notou que seu corpo, reagia de acordo com o que comia.
Observou o comportamento dos animais que se alimentavam somente de determinadas plantas.
Assim, perseguindo as causas durante o aprendizado de sua vivência, paulatinamente ele foi desenvolvendo sua inteligência.
A história da cura pelas plantas e ervas teve assim ínicio e com ela também a história da aromaterapia.
A Aromaterapia era parte integrante dos mais antigos métodos de cura, muito antes dos ora conhecidos processos de manipulação e de aplicação, desenvolvidos a partir dos óleos aromáticos.
Muito antes de ter a capacidade de pensar, o nosso cérebro já desenvolvera o assim chamado sistema límbico, onde também se situa o sentido do olfato.
Além das formas e cores, o cheiro das plantas, das frutas, das amoras, dos cogumelos, da água potável e das carnes frescas, era um marco de reconhecimento na procura pelo alimento. Também na escolha de um parceiro sexual, na hora correta, era definida pelo cheiro.
Em algum momento do tempo, o homem lançou galhos, grama seca e plantas em sua fogueira, percebeu os odores que o envolviam, e sentiu seus efeitos: sonolência, vigilância, lassidão e alegria; na maior parte das vezes, alimentou-se de plantas e frutos e notou que seu corpo, reagia de acordo com o que comia.
Observou o comportamento dos animais que se alimentavam somente de determinadas plantas.
Assim, perseguindo as causas durante o aprendizado de sua vivência, paulatinamente ele foi desenvolvendo sua inteligência.
A história da cura pelas plantas e ervas teve assim ínicio e com ela também a história da aromaterapia.
A Aromaterapia era parte integrante dos mais antigos métodos de cura, muito antes dos ora conhecidos processos de manipulação e de aplicação, desenvolvidos a partir dos óleos aromáticos.
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)