A Hortelã é uma planta rica em beneficios e propriedades medicinais. De nome cientifico(Mentha sativa) ésta é um excelente digestivo e reconstituinte. Usa-se como vermífugo para as crianças. É estimulante e espasmódica, tónica, excelente oxigenante celular, mitiga cólicas. Conforta o estômago, aromatiza e ajuda a uma boa digestão. O cozimento concentrado serve para expulsar ascárides (lombrigas).
O PODER AFRODISÍACO DA HORTELÃ
Os árabes foram os primeiros que viram nesta erva um poder afrodisíaco, pois estavam convencidos de que se usava para tratar a impotência e a diminuição da libido.
CHÁ DE HORTELÃ
A hortelã é um excelente digestivo. E como tal, o chá de hortelã, após as refeições, pode ser muito benéfico para quem sofre de dores no estomago. O chá forte alivia as cólicas menstruais e intestinais.
Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza.
Receita – Ingredientes:
1 colher de sopa de folhas de hortelã miúdas (ou um sachê); 1 xícara de água;
Coloque a hortelã em um recipiente e deite sobre ela a água a ferver. Tampe e, deixe em infusão durante 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce, se necessário, e tome ainda quente.
DESCRIÇÃO DA PLANTA
Planta herbácea que chega a tingir 80 cm de altura, com folhas ovais e serrilhadas, de um verde-claro, e flores de corola violeta.
AROMA E SABOR
O sabor desta erva varia conforme a sua qualidade, e é intenso e refrescante..
ORIGEM DA HORTELÃ
Existem várias espécies desta planta, sendo que algumas se originam do sul e do centro da Europa, outras do Oriente Médio e do centro da Ásia.
COMPOSIÇÃO
- vitaminas A, B e C
- cálcio
- fósforo
- ferro
- potássio
PROPRIEDADES
- analgésica
- anti-bacteriana
- expectorante
- sedativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário