segunda-feira, 4 de abril de 2011

Calêndula




Nomes PopularesCalêndula, mal-me-quer, maravilha
Nome CientíficoCalendula officinalis L. / Compostas
PlanetaSol
OrigemErva de origem européia, vulgar nos jardins públicos.
Partes usadasFlores e folhas
Lendas e
Mitos
Seu nome botânico deriva da crença de que parece estar sempre em flor, nos primeiros dias de cada mês (do latim calendas).Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades de rejuvenescimento.Os hindus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarneciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas.
Uma das lendas que a envolvem diz que a memina que pisar descalça em suas pétalas, começará a entender a linguagem dos pássaros.
Seus poderes também sao invocados em sonhos premonitórios. Uma guirlanda de calêndulas na porta de entrada da casa espanta qualquer mal.
Outra crença popular sobre a calêndula é de que se não abrirem suas flores até 7 horas, pode aguardar chuva.
Caracteristicas
e Cultivo
Planta anual e rústica, de 30 a 50 cms de altura, com folhas verdes e pubescentes, caule verde e carnudo, coberto de pelos finos e glândulas. As sementes são de cor creme, na forma de um apóstrofo curvo. As flores são de um laranja vivo.
Planta anual e rústica, vai bem em solo fofo e fértil, livre de
ervas daninhas, e com bom teor de umidade (mas não encharcado, para evitar doenças fúngicas).

Propriedades
Medicinal
Expectorante, anti-sépticas e cicatrizantes.Anti-ictérica, antiscorbútica,anti-oftalmica, excitante, emenagoga,antispasmódica..
Fonte de iodo orgânico, responsável por suas propriedades anti-sépticas, impede a formação de pus em cortes e queimaduras, favorecendo a granulação dos tecidos que apressam a cicatrização. Bom para contusões e frieiras.
Óleo para luxações, veias congestionadas, úlceras externas e problemas de pele: colocar um punhado de flores num pote de vidro com 1 xícara de azeite de oliva. Deixar em janela ensolarada e sacudir de vez em quando. Pronto de 1 semana a um mês após.
A infusão da flor é boa para a digestão; também a infusão é recomendável para lavar a boca, contra as doenças das gengivas.

Cosmética

Excelente em loções para o rosto, como a receita a seguir:
1 xícara de flores frescas misturadas em 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar, e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele previamente lavada com vinagre de maçã.

Utilização

Uso caseiro: Para complemento de jardins externos e para arranjos.
Uso culinário: Usar as lígulas (pétalas) para dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas, queijo-cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pratos com leite, pães e bolos.
Uso mágico:

Contra indicações: Gravidez e lactação


Efeitos colaterais: a planta fresca pode produzir dermatite de contato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário