quinta-feira, 31 de março de 2011

Romã ajuda a previnir doenças


ROMÃ

Na Antiguidade


Segundo uma antiga crença popular, a romã traz SORTE e PROSPERIDADE. Se você levar na carteira três sementes de romã, "dinheiro nunca há de lhe faltar".
Este ritual na virada do ano começou nos tempos de Salomão,
o maior dos reis de Israel, filho do Rei David, aproximadamente no século X a.C.
Acredita-se que a romã simboliza a prosperidade e a união, pois suas sementes são abundantes e ficam grudadas umas às outras.

A romãzeira é uma árvore milenar, e aparece em textos bíblicos associada às PAIXÕES e à FECUNDIDADE. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios.
Os gregos a consideravam como símbolo do AMOR e da FECUNDIDADE, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Em Roma, a romã era utilizada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ORDEM, RIQUEZA e FECUNDIDADE.

Na Atualidade

Estudos mostram que substâncias presentes na romã apresentam efeito protetor contra o câncer e as doenças cardiovasculares, de acordo com estes estudos fruta é fonte de fitoquímicos, substâncias encontradas em plantas e responsáveis pelo efeito preventivo contra essas doenças. O alimento tem papel antiproliferativo e anti-inflamatório, contribuindo, principalmente, para que o câncer de próstata não desenvolva novos focos de tumor (metástase) nos ossos.


"A romã inibe o desenvolvimento da doença e induz a morte das células cancerígenas na próstata, também conhecidas como PC-3. Por esse motivo, o consumo da fruta consegue diminuir os níveis das enzimas PSA no sangue, que funcionam como sinalizadoras de tumores".


Além do câncer, a romã tem papel antioxidante, prevenindo contra danos neurológicos e reduzindo as taxas de colesterol no organismo. Sendo assim, a fruta também funciona como uma aliada à saúde do coração.


Ao respirar as pessoas produzem radicais livres. No entanto, o excesso desses radicais livres no organismo causa danos às células corporais, dando origem ao processo de envelhecimento precoce e aparecimento do câncer e de doenças cardiovasculares.


"A única forma de retardar esses males é por meio do aumento do consumo de antioxidantes, como os que se encontram presentes na romã. Essas substâncias conseguem inativar os radicais livres, protegendo o corpo contra as doenças", alertam os especialistas.


Como consumir a Romã


Apesar dos efeitos benéficos, a romã deve ser evitada por quem tem diverticulite, ou seja, inflamação no intestino grosso. Como possui sementes, e estas não são digeridas e chegando inteiras ao intestino, isto pode agravar ou facilitar o surgimento de crises inflamatórias.


"Ao invés de consumir a fruta na sua forma natural, o ideal é que esses pacientes optem pelos sucos, que não possuem caroços".


Vale lembrar que os estudos não são conclusivos no que diz respeito à quantidade de consumo da fruta. A sugestão é incluir a romã como parte de uma dieta saudável, associada a bons hábitos de vida. A safra da romã ocorre entre os meses de fevereiro e abril, quando é possível encontrar mais oferta da fruta.


Receita

Suco Cítrico com Romã

2 laranjas ( o suco)

2 tangerinas ( o suco)

½ limão ( o suco)

2 romãs ( as sementes)

Como fazer

Bater no liquidificador e coar

Nenhum comentário:

Postar um comentário