segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Alimentação Natural Leites de Sementes


Na alimentação crua e viva tudo tem início pela germinação das sementes e grãos, agentes biogênicos (que geram vida), por sua elevada concentração energética e nutricional. Ao colocarmos uma semente para germinar (água = umidade + escurinho = à noite), ela entende que chegou a hora de brotar e expandir para se transformar em uma nova planta.



Neste exato momento, antinutricionais como o glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc; são transformadas em substâncias pró-ativas (enzimas, vitaminas, sais minerais) da germinação, para provocar um rápido brotar, enraizar e crescer.

Quem já colocou uma semente germinada para brotar, não cansa de se extasiar diante das mudanças a olhos vistos, a cada hora que passa diante do canteiro.



Sementes oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, castanha do Pará, nozes, etc.), e grãos de cereais (trigo, cevadinha, aveia, etc.) são alimentos especiais, porque neles predominam macronutrientes como as proteínas e gorduras vegetais, e micronutrientes como o selênio e o cobre, matérias-primas excelentes para o cérebro.



E, o interessante é que os leites preparados a partir de seus germinados, apresentam uma digestão leve e alcalinizante (ao contrário da digestão das proteínas de origem animal, que é lenta e acidificante), além da propriedade de facilitar a liberação da serotonina, um neuro transmissor benéfico para várias funções cerebrais, entre elas a de facilitar o bom humor e a qualidade do sono.

Portanto, estes leites e vitaminas são ideais para serem tomados nos lanches e à noite, antes de deitar. Logicamente sem exagero.



Mas, para preparar estes leites e vitaminas, precisamos antes germinar a semente escolhida, ou seja, é preciso planejar. Então: mãos à obra!


GERMINANDO SEMENTES E GRÃOS


PREPARO GERAL


Coloque de uma a três colheres (sopa) da semente ou grão escolhido num vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 8 a 12 horas - varia para cada semente. Castanhas são 48 horas.

Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Despeje a água em que ficaram de molho e enxágue bem as sementes sob a torneira.

Depois da fase de molho, vem a fase da aeração. Então, coloque o vidro inclinado (45 graus) e emborcado num escorredor, num lugar sombreado e fresco.

Enxágue pela manhã e à noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.



O tempo de germinação varia de acordo com a semente, temperatura local, etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, quando põem a "cabecinha branca" para fora.

Então estão prontos para serem consumidos. O ponto limite para consumo é até que o gérmen atinja o tamanho da semente. Depois disso ela deverá ser brotada, plantada ou jogada fora.


Trigo, grão-de-bico, amendoim, lentilha e girassol: coloque as sementes de molho em água filtrada por 6-9 horas. Na sequência elas deverão ficar aerando como na operação 6.

Em 3 dias estarão germinadas e prontas para consumo.


Girassol: pode ser com casca ou sem casca. Coloque as sementes de molho em água filtrada por 8 horas. Na sequência elas deverão ficar aerando como na operação 6. Em 2 dias estarão germinadas e prontas para consumo.


Gergelim e linhaça: coloque as sementes de molho em água filtrada por mínimo 4 horas (ideal durante a noite). Use 1 parte de semente para 4-5 partes de água. Estas sementes não precisam aerar.

É opcional dar uma lavada rapidíssima numa peneira sob a torneira.

A mucilagem (uma gosminha) formada pela semente da linhaça deverá ser preservada (não jogar fora, ela é terapêutica).

Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.



Castanha do Pará e Nozes brasileiras (pecã, macadâmia): coloque as sementes de molho em água filtrada por 48 horas, trocando a água 2 vezes/dia.

Assim, estarão prontas para consumo, pois as castanhas não necessitam aeração. Prepare então o leite, pasta ou use em receitas de sucos verdes e desintoxicantes.


Amêndoa e Avelã: coloque as sementes de molho em água filtrada por 48 horas. Troque a água 2 vezes/dia. Estas sementes não necessitam aeração.

Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos verdes e desintoxicantes.


LEITES E IOGURTES DE GERMINADOS



Leite de trigo: pode ser preparado a partir de um trigo germinado de 3 dias (conforme acima) batido no liquidificador com água na proporção de 1 parte de germinado para 1 de água.

Coe numa panela furada e está pronto para o consumo puro ou no preparo de vitaminas com frutas frescas.


Leite de amêndoas: prepare o germinado de amêndoa conforme indicado acima.

Bata no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um leite cremoso.

Em geral a proporção é para cada medida de semente, a mesma medida de água.

Adicione maçã a gosto e acerte a doçura com uma fruta seca de sua preferência. A medida é 1 colher (sopa) de fruta seca/litro de leite.


Leite de gergelim com mamão: ½ xícara (chá) de semente de gergelim germinada conforme indicado acima + 1 xícara (chá) de água mineral.

Bata tudo no liquidificador e coe na panela furada. Volte para o liquidificador, acrescente 1 xícara de mamão picado e sirva imediatamente, pois esta semente tende a desenvolver um fundo de sabor amargo.


Leite de gergelim com maçã: 1 xícara (chá) de leite de gergelim + 1 maçã descascada e picada + canela em pó a gosto + folhas secas de estévia (opcional).


Leite de coco: nada mais simples do que bater no liquidificador a água do coco com sua própria polpa. Não acrescente mais nada e delicie-se! Você pode ainda acrescentar fermento BioRich e preparar um delicioso iogurte natural de coco.



Imitação de chocolate: ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas + ½ xícara (chá) de tâmaras + 1 coco verde (polpa + água) + 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó. Passe no liquidificador. Sirva gelado.


Vitamina cremosa: 1 xícara (chá) da sua fruta favorita + 1 xícara (chá) de leite de trigo + 1 beterraba (crua) pequena + 2 colheres (sopa) de girassol germinado. Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva imediatamente.


Mingau de Aveia: 1 colher (sopa) de aveia demolhada na véspera + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 colher (sopa) de uva passa + 1 colher (chá) de casca ralada de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada.

Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche.

A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.


Iogurte de nozes: coloque 1 xícara de nozes (ou da semente desejada) de molho em água para germinar conforme indicações acima.

Passe no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um creme grosso. Passe na peneira para coar a parte líquida e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino para que o ar possa penetrar.

Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar como um gosto ácido.


Este iogurte pode ser feito com gergelim, girassol, com qualquer tipo de nozes ou combinações. Pode-se variar o gosto acrescentando mel, suco de limão, sal marinho, essência natural de baunilha ou outros sabores naturais.


Atenção: quanto mais tempo o iogurte demorar num lugar morno, mais ácido irá ficar.

Sugestões de combinações para deliciosos iogurtes: Castanha e gergelim / Castanha, amêndoa e gergelim / Castanha e girassol / Gergelim e amêndoa / Girassol e amêndoa / Pecã e amêndoa / Gergelim e avelã.
****************************************************
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-mail:
arcanjo.azul@hotmail.com