segunda-feira, 25 de abril de 2011

Romã: a fruta da longevidade

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite - a deusa do amor - com romãs, porque acreditavam que a fruta alimentava o amor. Outros a consideram símbolo da sorte e comem romãs na passagem de ano, guardando algumas sementes na carteira, para ter sorte o ano todo. Além de amor e sorte, a romã é a fruta da saúde, tantos são seus efeitos benéficos.

Os constituintes da fruta que tem propriedades terapêuticas vêm sendo intensamente estudados.

Os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na romã, barram moléculas que danificam a estrutura celular, desencadeando o câncer. Além deles, há doses concentradas de antocianinas, substâncias reconhecidamente anticancerígenas que lhe conferem a cor avermelhada.

Uma publicação recente no periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Européia de Aterosclerose, diz que a romã ajuda a reduzir os teores de colesterol. Médicos examinaram os níveis da gordura no sangue de 20 voluntários, antes e após o consumo diário do suco da fruta, e, assim, notaram que houve uma significativa queda do LDL, a fração do colesterol associada ao entupimento dos vasos.

E, ainda, os antioxidantes existentes na fruta são bastante eficientes para proteger o organismo dos radicais livres, os grandes agentes de envelhecimento da pele. Pesquisas realizadas na Universidade Hallym, na Coréia do Sul, apontaram que as células da pele tratadas com o extrato da romã, sentiram menos os efeitos da radiação ultravioleta.

Para usufruir de tantos predicados, a romã pode ser usada em sucos, salpicada em saladas ou como ingrediente de molhos ou sobremesas. Com a casca, é possível fazer chá, que preserva os benefícios da fruta e, ainda auxilia na redução dos sintomas da menopausa, já que possui ação similar ao estrogênio - hormônio cuja produção é diminuída com o envelhecimento, causando os sintomas desagradáveis nesse período.

Vale lembrar que os estudos não são conclusivos no que diz respeito à quantidade de consumo da fruta. A sugestão é incluí-la como parte de uma dieta saudável, associada a bons hábitos de vida. Sua safra ocorre entre os meses de fevereiro e abril, quando é possível encontrar mais oferta da fruta.


Fonte: Flavia Figueiredo – Nutricionista da rede Mundo Verde.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Calêndula




Nomes PopularesCalêndula, mal-me-quer, maravilha
Nome CientíficoCalendula officinalis L. / Compostas
PlanetaSol
OrigemErva de origem européia, vulgar nos jardins públicos.
Partes usadasFlores e folhas
Lendas e
Mitos
Seu nome botânico deriva da crença de que parece estar sempre em flor, nos primeiros dias de cada mês (do latim calendas).Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades de rejuvenescimento.Os hindus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarneciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas.
Uma das lendas que a envolvem diz que a memina que pisar descalça em suas pétalas, começará a entender a linguagem dos pássaros.
Seus poderes também sao invocados em sonhos premonitórios. Uma guirlanda de calêndulas na porta de entrada da casa espanta qualquer mal.
Outra crença popular sobre a calêndula é de que se não abrirem suas flores até 7 horas, pode aguardar chuva.
Caracteristicas
e Cultivo
Planta anual e rústica, de 30 a 50 cms de altura, com folhas verdes e pubescentes, caule verde e carnudo, coberto de pelos finos e glândulas. As sementes são de cor creme, na forma de um apóstrofo curvo. As flores são de um laranja vivo.
Planta anual e rústica, vai bem em solo fofo e fértil, livre de
ervas daninhas, e com bom teor de umidade (mas não encharcado, para evitar doenças fúngicas).

Propriedades
Medicinal
Expectorante, anti-sépticas e cicatrizantes.Anti-ictérica, antiscorbútica,anti-oftalmica, excitante, emenagoga,antispasmódica..
Fonte de iodo orgânico, responsável por suas propriedades anti-sépticas, impede a formação de pus em cortes e queimaduras, favorecendo a granulação dos tecidos que apressam a cicatrização. Bom para contusões e frieiras.
Óleo para luxações, veias congestionadas, úlceras externas e problemas de pele: colocar um punhado de flores num pote de vidro com 1 xícara de azeite de oliva. Deixar em janela ensolarada e sacudir de vez em quando. Pronto de 1 semana a um mês após.
A infusão da flor é boa para a digestão; também a infusão é recomendável para lavar a boca, contra as doenças das gengivas.

Cosmética

Excelente em loções para o rosto, como a receita a seguir:
1 xícara de flores frescas misturadas em 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar, e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele previamente lavada com vinagre de maçã.

Utilização

Uso caseiro: Para complemento de jardins externos e para arranjos.
Uso culinário: Usar as lígulas (pétalas) para dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas, queijo-cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pratos com leite, pães e bolos.
Uso mágico:

Contra indicações: Gravidez e lactação


Efeitos colaterais: a planta fresca pode produzir dermatite de contato.




GUACO



Nomes PopularesErva-de-serpentes, cipó-catinga, erva-de-cobra,uaco
Nome CientíficoMikania glomerata / Família - compostas
PlanetaMercúrio
OrigemOriginário da América do Sul, já utilizado pelos índios como contraveneno para serpentes. Vegeta nas regiões sul e sudeste do Brasil, nas matas e cerrados, mas serve bem para o cultivo doméstico.
Partes usadasplanta florida, folhas
Lendas e
Mitos
Características
e Cultivo
O guaco é uma planta que se desenvolve como um arbusto lenhoso e cheio de ramos. Cresce como uma trepadeira, e não tem garras para se prender, precisando de um arrimo. Folhas opostas, simples, ovais, acuminadas, verde escuras na face principal e mais claras na reversa. Folhas novas apresentam cor verde limão.Secas cheiram a amêndoa. A floração em forma de pequenos capítulos longipedunculados., de cor branca.
Outras espécies


Propriedades

Medicinal
expectorante e broncodilatador, combate tosses, asma, bronquites e rouquidão, além de problemas do aparelho respiratório.Combate reumatismos.É antifebrífugo. Popularmente também usado para combater sífilis, gota e infecções intestinais.
Os sertanejos empregam a planta contra picadas de cobra e de insetos venenosos.
No uso para crianças, administrar infusos fracos na proporção da metade da dose dos adultos.

Xarope por decocção: Pegar um punhado de caules e folhas e ponha em 2,5 litros de água fervendo, deixando até reduzir para 0,5 litro no fogo. deixe esfriar um pouco, filtre, junte 250 gramas de açúcar e ferva até o ponto de xarope. Quando ferver acrescente 3 colheres de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro. Tomar 1 colher de sobremesa junto ao café da manhã, almoço e jantar.
Infuso: coloca-se 2 ou 3 gramas de folhas em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 2 vezes ao dia.
Macerado: é preparado com 4 gramas de folhas em 100 ml de vinho, deixando por 10 dias num vidro fechado e esterelizado. Coar e tomar um cálice pequeno duas vezes ao dia.
Xarope: Misturar água e açúcar em ponto de calda. Adiciona-se o chá forte de guaco e toma-se 4 a 6 colheres de sopa ao dia.
Cosmética

Utilização

Uso caseiro: Quando em flor, é muito procurado por abelhas melíferas. No caso de aversão ao leite, pode se substituí-lo por infusão de guaco adoçada com mel.
Uso culinário:
Uso mágico:
Aromaterapia: Auxilia na restauração da paralisia parcial e sequelas.

Efeitos colaterais: A erva provoca vômitos, usada em dosagens elevadas.




Conheça as propriedades medicinais das infusões


Algumas plantas, especialmente ervas podem ser preparadas em forma de chá. Além de darem mais sabor à infusão, elas têm propriedades que podem auxiliar no tratamento de doenças. Mas atenção: O uso de ervas com fins medicinais é uma prática usada há muito tempo por curandeiros e poucos chás foram cientificamente testados. Portanto, o consumo destas infusões não substitui uma visita ao médico.

ErvasPropriedades
Alcachofradigestivo, combate colesterol alto
Amor-do-campoelimina corrimentos vaginais
Amoradiurético, combate pressão alta e é muito indicado para diabéticos
Arnicaajuda no tratamento contra reumatismo e dores causadas por traumatismos
Artemísiacombate cólica menstrual
Assa-peixeajuda no tratamento a gripes fortes, bronquites e tosses
Boldo-do-chileindicado para desconfortos estomacais e intestinais
Cambarátem propriedade expectorante
Camomilacalmante, auxilia na digestão e cólicas menstruais
Capim-cidrãoajuda a combater insônia, dores de cabeça, palpitações e gases
Cardo-santoutilizado para tratamento auxiliar de asma e bronquite
Carquejadisgetivo, tem ação em dietas de emagrecimento
Casca d'antacombate problemas estomacais, é indicado contra vômitos
Cáscara Sagradalaxante, também tem ação em dietas de emagrecimento
Castanha-da-Índiacombate má circulação, varizes e hemorróidas
Catuabaenergético, é usado como afrodisíaco
Cavalinhadiurético, é usado também para combate de hipertensão e má circulação
Centella asiáticaé indicado para tratamento de celulite e gordura localizada
Chapéu-de-courodiurético, previne gordura localizada e celulite
Cordão-de-fradecombate cólicas mesntruais
Dente-de-leãorico em potássio, é desintoxicante
Douradinhadiurético, é usado para combater infecções na pele
Erva-de-bichousado para tratamento de hemorróidas e infecções urinárias
Erva-de-bugrecicatrizante, é utilizada para combate desde úlceras e gastrites
Erva-de-São Joãoutilizado para reumatismos e problemas de articulação
Erva-docecombate gases intestinais e cólicas
Espinheira-santausado para tratamento de gastrite e úlcera
Eucaliptoexpectorante, desobstrui vias respiratórias
Ginko-Bilobaatua nos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de doenças
Goiabeirausado para combate de infecções na garganta e boca, e no combate incontinência urinária
Guacoexpectorante, é usado para tratamento de tosse, bronquite, resfriados
Hortelãrelaxante, atua contra azias e náuseas, estimula funções cardíacas
Jasmimdiurético, também é estimulante de funções cardíacas
Jurubebacombate anemia e outros males provocados por disfunções do fígado
Macela do campoantiinflamantório, atua no sistema digestivo
Manjericãocombate males provocados por disfunções do fígado e alívio de dores de cabeça
Maracujácalmante, combate também insônia, dores de cabeça
MelissaCalmante, também e utilizado para combate de gastrite crônica
Porangabadiuretico, é usado como auxiliador em dietas de emagrecimento
Quebra-pedracombate cálculos renais e infecções de vias urinárias
Rosa Brancalaxante, também combate inflamações uterinas
Sene-folhalaxante, tem função de regulador intestinal
Sete-sangriascombate arteriosclerose, hipertensão e palpitações
Solidôniaantiinflamantório, também é usado para fazer banhos e compressas frias nos olhos
Tomilhoestimulante, é usado também para cólicas e desconfortos intestinais

HORTELÃ

A Hortelã é uma planta rica em beneficios e propriedades medicinais. De nome cientifico(Mentha sativa) ésta é um excelente digestivo e reconstituinte. Usa-se como vermífugo para as crianças. É estimulante e espasmódica, tónica, excelente oxigenante celular, mitiga cólicas. Conforta o estômago, aromatiza e ajuda a uma boa digestão. O cozimento concentrado serve para expulsar ascárides (lombrigas).

Foto da planta mentha sativa

O PODER AFRODISÍACO DA HORTELÃ
Os árabes foram os primeiros que viram nesta erva um poder afrodisíaco, pois estavam convencidos de que se usava para tratar a impotência e a diminuição da libido.

CHÁ DE HORTELÃ

A hortelã é um excelente digestivo. E como tal, o chá de hortelã, após as refeições, pode ser muito benéfico para quem sofre de dores no estomago. O chá forte alivia as cólicas menstruais e intestinais.
Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza.

Receita – Ingredientes:
1 colher de sopa de folhas de hortelã miúdas (ou um sachê); 1 xícara de água;
Coloque a hortelã em um recipiente e deite sobre ela a água a ferver. Tampe e, deixe em infusão durante 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce, se necessário, e tome ainda quente.

DESCRIÇÃO DA PLANTA
Planta herbácea que chega a tingir 80 cm de altura, com folhas ovais e serrilhadas, de um verde-claro, e flores de corola violeta.

AROMA E SABOR
O sabor desta erva varia conforme a sua qualidade, e é intenso e refrescante..

ORIGEM DA HORTELÃ
Existem várias espécies desta planta, sendo que algumas se originam do sul e do centro da Europa, outras do Oriente Médio e do centro da Ásia.

COMPOSIÇÃO
- vitaminas A, B e C
- cálcio
- fósforo
- ferro
- potássio

PROPRIEDADES
- analgésica
- anti-bacteriana
- expectorante
- sedativa