domingo, 27 de setembro de 2009

Aprenda a usar as propriedades das ervas para fazer chá

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM999569-7823-APRENDA+A+USAR+AS+PROPRIEDADES+DAS+ERVAS+PARA+FAZER+CHA,00.html

Os efeitos terapêuticos de ervas e raízes

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM997264-7823-OS+EFEITOS+TERAPEUTICOS+DE+ERVAS+E+RAIZES,00.html

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ALFAZEMA - (Lavandula officinalis)


Lavandula officinalis L.

A erva do sistema nervoso

USO MEDICINAL
A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração , é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.

USO ENERGÉTICO:
A alfazema é perfeita para quem vive perseguindo seus ideais e não consegue concretizá-los. A pessoa tem um sentimento constante de fracasso e julga que nada que faz dá certo. É a erva dos deprimidos e tristes, que não se acreditam, e por isso mesmo deixam que qualquer impecilho frustre seus ideais. Pode ser usada também para ajudar pessoas imaturas, infantis, e que sempre estão vendo a vida por seu próprio prisma.

OUTROS USOS:
- A Alfazema deve ser usada em adolescentes, que se acham feios e têm complexo de inferioridade.
- Na forma de banhos, facilita o parto, pois fortalece e dá auto confiança.
- O maior uso conhecido da Alfazema é na cosmética e perfumaria. Os chás feitos com Alfazema acalmam as peles sensíveis e delicadas, além de agirem como ótimos limpantes para pele com acne
- A Alfazema é muito conhecida como Erva do Amor. Seus banhos são conhecidos por atraírem o amor para a vida da pessoa que os usa.
- Os saches com galhinhos de alfazema seca, além de perfumarem a roupa, eliminam traças e insetos de dentro do armário.
Podem ser feitos de duas formas:
1- secar vários ramos de alfazema
Misturar em 1 lt. de álcool, 10 g de óleo essencial de alfazema ( lavanda) e 5 gotinhas de fixador para perfumes.
Colocar os galhinhos secos de alfazema em 1 vidro de boca larga e cobri-los com o álcool com essência.
Aguardar 24 h , peneirar, guardando o álcool perfumado para fazer mais saches, colocar a planta em um saquinho plástico e num saquinho de pano, inserindo-os nos armários e gavetas.
2- Você pode fazer o mesmo processo com raspas de madeira, que são conseguidas numa carpintaria, caso não tenha a alfazema em quantidades suficientes.


ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

Banhos de Ervas



Depois de um dia de trabalho nada como um banho. Se não se cuidar bem, o cansaço, e a poluição, podem ter sérias conseqüências.

Reserve-se o direito de relaxar e de cuidar de si. Os banhos relaxantes e revigorantes são grandes auxiliares nos cuidados de sua saúde ,da sua beleza e principalmente da sua espiritualidade.


Os banhos de ervas são um grande aliado, e devem ter uma duração de pelo menos uma hora, para que se obtenham ao máximo seus efeitos benéficos e terapêuticos.

As ervas são encontradas em farmácias ou em casas de produtos naturais tenha sempre o cuidado de adquirir ervas com o prazo de validade bem legível.


Faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho.


CAMOMILA – Os resultados desse banho notam-se imediatamente, pois ele dá uma profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa na sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, eles ficarão claros e brilhantes.


HORTELÃ – Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.


ORÉGANO – Mais conhecido como tempero, também é ótimo para banhos. Indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.


ALFAZEMA – O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois perfuma suavemente além de hidratar o corpo, acrescente, na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce , este banho purifica , acalma , afasta as energias negativas e combate a depressão.


SÁLVIA – Erva de efeito antiinflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.


FLORES DE LARANJEIRA – Um banho com estas flores dão uma sensação de frescura e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.


MELISSA – Também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.

MAIS...
Arnica - afasta a negativismo
Alho (casca) - proteção espiritual e orgânica

Alecrim - desbloqueia a mente e reforça as energias

Alpista - prosperidade,

Arruda - proteção afasta os maus fluidos e defende das bruxarias

Água-de-arroz - tranqüilizante

Água-marinha (planta) - limpeza física e espiritual

Bolbo do cebolinho - alivia o cansaço e restaura as energias

Comigo-ninguém-pode – defesa (erva venenosa deve ser utilizada com cuidado)

Canela - limpeza, força, prosperidade e desenvolve as energias

Cravo da Índia - estimulante

Crisântemo branco - calmante

Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão)

Contas de Rosário - favorece e estimula a concentração

Cenoura (rama) - combate à fraqueza

Dente-de-Leão - combate à tristeza e tem um poder antitóxico

Erva doce - boas energias e fluidos

Espada de São Jorge - proteção e defesa no mau-olhado

Folha de Pinheiro - limpeza geral

Folhas de Pêssego - dissolve as densidades acumuladas

Folhas de Limão - corta as energias negativas

Folhas de Manga - prosperidade e riqueza

Folhas de Louro -prosperidade prosperidade

Fumo - proteção

Flor de sabugueiro - calmante

Girassol (sementes) - acelera e proporciona as mudanças

Guaraná - aumenta as energias e revitaliza o corpo e a mente

Macela - calmante (bom para insônia)

Manjericão - favorece o equilíbrio e é um renovador das células do organismo

Rosas brancas - limpeza

Rosas vermelhas - energia

Sementes de tangerina - para as dores na coluna


ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.E-mail: arcanjo.azul@hotmail.com

quarta-feira, 2 de setembro de 2009





A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

Nos últimos dias, o pânico tem imperado entre os brasileiros em decorrência da crescente epidemia de dengue. E não está sendo fácil conter o seu avanço.
Só no Estado do Rio de Janeiro, já foram notificados mais de 90 mil casos de contaminação pelo vírus e mais de 170 mortes pela doença.
A campanha do combate ao mosquito transmissor da dengue vem atuando com freqüência, enquanto a medicina convencional se empenha em combater os sintomas e promover a cura.

Mas seria ótimo se houvesse uma maneira de nos prevenir em definitivo e, mais ainda, nos tornarmos imunes ao vírus. Sonho?
Não mesmo. A Homeopatia e a Fitoterapia vêm surgindo como novas aliadas não só no combate à doença, mas na sua prevenção.
Para falar sobre o assunto, conversamos com *Eliete Fagundes, professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Na entrevista, a especialista, além de explicar melhor o assunto, ensina a como se prevenir e tratar a dengue através da natureza.

1) Quais a principais vantagens de tratar a dengue com medicamentos homeopáticos?

A pessoa torna-se imune à doença na fase aguda e também quem já teve não a cronifica - o que possibilitaria a reincidência, que é cada vez mais grave. O custo do remédio homeopático para dengue é muito baixo, sendo, portanto, acessível a toda a população.

2) A ciência já comprova a eficácia no tratamento para a dengue através da Homeopatia? E da Fitoterapia?

O Brasil é um país pioneiro neste campo. As pesquisas são muito incipientes em ambas as áreas. No caso da homeopatia, a prática comprova, tanto que Cuba exportou este modelo de tratamento, com muito sucesso no país.

3) O tratamento homeopático contra a dengue é apenas preventivo, ou pode ser utilizado para combater os sintomas e promover a cura da doença? Há contra-indicações?

Além de preventiva, ela já ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias remove os sintomas. O remédio não pode ser tomado indefinidamente. A melhora quase que total se dará em uns 3 a 5 dias, mas deve continuar sendo tomado por mais uns 10 dias para depois suspender.

4) É possível que a pessoa se torne imune ao vírus, se utilizando de medicamentos homeopáticos, sem ao menos ter sido picada?

Sim, a homeopatia é preventiva. Se o organismo estiver fortalecido como um todo, não contrairá outros tipos de doenças também.

5) E no caso da Fitoterapia? Ela pode também ser preventiva ou apenas serve para agir contra o vírus?

A fitoterapia também age preventivamente, mas a ação é mais limitada do que a da homeopatia.

6) O tratamento com Homeopatia ou com as plantas medicinais pode ser feito em quadros mais avançados da dengue?

Sim, ambas são eficazes na fase aguda.

7) Pode se afastar a presença do mosquito Aedes aegipty com o uso de medicamentos fitoterápicos?

Sim, a Citronella, a Arruda, seja plantadas em vasos ou usadas como incenso, podem espantar o mosquito da dengue.

8) Para se obter os medicamentos, a pessoa deve apresentar prescrição médica pelo homeopata, ou já existem algumas indicações já pré-estabelecidas de medicamentos nas farmácias homeopáticas que podem ser utilizados com segurança para tratar os sintomas e a doença?

Não são todas as farmácias homeopáticas que têm conhecimento dos remédios, mas fizemos uma distribuição em massa de jornais nos principais estabelecimentos do Rio de Janeiro com a orientação de tratamento.

Não há necessidade de prescrição médica, basta ter o conhecimento dos remédios certos e saber como usá-los.

9) A Homeopatia já entrou na linha de frente do combate à dengue nos postos?

Ainda não, mas se a homeopatia fosse adotada nos postos de saúde, o custo seria para o governo de no máximo uns R$ 0,01 por pessoa.

10) É possível que a pessoa, ao se julgar curada da doença, continue com o vírus? Como verificar isso? Nesse caso, a medicina convencional é eficaz?

Os exames da medicina convencional devem ser mantidos se houver alguma suspeita, mas se a pessoa seguir as indicações acima não haverá chance nenhuma de continuar com o vírus.

11) Que medidas você sugere no combate à epidemia de dengue que vem assustando o Brasil?

As medidas sanitárias convencionais devem continuar sendo adotadas, mas se a população for tratada preventivamente para não contrair a dengue com as homeopatias citadas acima, os resultados serão mais eficazes e duradouros, além de redução de custos para o governo brasileiro.

12) Poderia dar algumas dicas de tratamentos homeopáticos para a dengue?

1 - PREVENTIVO PARA DENGUE COMUM E A HEMORRÁGICA:

. Eupatorium Perfoliatum CH 5, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 3 dias.

. Phosphorus CH5, Sulphur CH5 e Tuberculinum CH12, em frascos diferentes, alternados, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 15 dias.

2 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:

Eupatorium Perfoliatum CH 30, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.

3 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM DENGUE HEMORRÁGICA:

Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30 alternados, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.

13) E na Fitoterapia? O que usar?

PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:

1 - Usar as seguintes ervas: Cavalinha, Erva-tostão, Melissa, Guaco, Erva Cidreira e Picão. Pegar 2 centímetros de cada uma delas e preparar em 2 litros de água, assim que ferver, desligar o fogo e colocar as plantas tampando o recipiente por 15 minutos. Tomar várias vezes durante o dia por 6 dias consecutivos.

2 - ALTERNAR O CHÁ 1 COM: folha de Melão-de-são-Caetano junto com folha de Mamão. A forma de preparo e a posologia é a mesma citada acima.

Por Ana Elisa Arnold colaboradora
* Eliete M. M. Fagundes é professora de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa e, juntamente com José Alberto Moreno, criou um método inédito na homeopatia mundial ao selecionar modelos vivos de plantas, animais e humanos, representando personalidades homeopáticas. Mais informações no site:
http://www.homeopatias.com/